Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
Logo NIC.br Logo CGI.br

No dia 16 de Outubro de 2013 , das 8h30 as 11h, realizaremos mais um IPv6 no Café da Manhã, tratando novamente do tema: IPv6 para os Gestores de TI. A edição do evento será excepcionalmente realizada em Jundiaí/SP, organizada em conjunto com a CIJUN. Informações e inscrições: https://ipv6.cijun.sp.gov.br/

Eventos anteriores

IPv6 nas redes do governo


Links dos vídeos:

No dia 24 de Setembro de 2013, das 8h30 as 11h, tratamos do tema IPv6 nas redes do governo, tendo como público alvo os gestores de TI e técnicos de empresas e órgãos públicos, do executivo, legislativo e judiciário, consultores e provedores que prestam serviços para o governo. A atuação do governo, órgãos e empresas públicas é essencial para a implantação do IPv6 na Internet. Ao atuar em prol da implantação do IPv6, o poder público zela pela estabilidade da rede, por sua continuidade, e pelos benefícios que traz aos cidadãos. A implantação do protocolo nas redes das instituições públicas é necessária para garantir o acesso de todos a seus serviços. Neste evento, debatemos a questão, com a participação da equipe do NIC.br e de convidados externos:

Paulo Roberto Pacifico Evangelista: Graduado em Redes de Computadores pela Universidade Estácio de Sá, tem experiência em projetos de rede e software livre, atualmente trabalha na Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará - ETICE, onde tem atuado na implantação do IPv6 nos sites do governo estadual.

  • Henrique de Moraes Holschuh: Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Foi consultor da Informática e Municípios Associados - IMA, de Campinas, onde atuou na implantação do IPv6. Atualmente trabalha na PRODAM-SP.

IPv6 para os gestores de TI


Links das apresentações e vídeos:

No dia 13 de Agosto de 2013, das 8h30 as 11h, realizamos mais um IPv6 no Café da Manhã! O tema desta edição foi IPv6 para gestores de TI e o público alvo, os CTOs, Diretores e Gerentes de TI de empresas em geral. A maior parte das aplicações de voz e dados, nas redes corporativas, funciona utilizando a tecnologia IP, a mesma da Internet. Além disso, atualmente é raro encontrar uma empresa que não use de alguma forma a própria rede mundial em seus processos de negócio. É bastante claro, então, que não há como fazer a transição para o IPv6 na Internet, sem afetar a área de TI das empresas. O assunto é sério o suficiente para ser comparado com o bug do milênio, por alguns. Contudo, muitos gestores ainda ignoram a questão. Além da equipe do NIC.br, tivemos a presença dos panelistas onvidados:

Lucas Pinz - Gerente de Tecnologias e Arquiteturas IP na PromonLogicalis, responsável pelo portfólio de soluções em Telecom. É formado em Gestão de Redes pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo, pós graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro e mestrando no curso MBA da Universidade de Ohio, nos EUA. Possui diversas certificações de mercado, entre elas Cisco Certified Network Expert (CCIE#12041) e Business Architect #65 pela Cisco e Global Knowledge (EUA). Já atuou em inúmeros projetos em operadoras, governo e grandes empresas. Já escreveu artigos e publicações sobre IPv6, como o advisor chamado “IPv6: A hora é agora”. Trabalha há 12 anos no mercado de TIC.


Antonio Rigo - Professor da Faculdade Bandeirantes de Tecnologia (BandTec), do IPT e do Instituto Mauá de Tecnologia. Proprietário da consultoria Mundo Afora, que atua com IPv6, Segurança e Automação. Rigo é doutor em Engenharia de Sistemas pela Poli/USP (2000). Mestre em Engenharia Eletrônica pelo ITA (1982). Graduado em Engenharia Eletrônica pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP (1975). Especialista em Governança de Tecnologia da Informação pela Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - FIPT (2006).
Agradecemos o apoio dado pela ABRANET (Associação Brasileira de Internet) na divulgação deste evento.  

IPv6 no Café da Manhã - Endereçamento e Planejamento de Redes IPv6


Os vídeos do evento já estão disponíveis: Baixe aqui: a apresentação e outros materias
No dia 25 de Junho de 2013, das 8h30 as 11h, realizamos mais um IPv6 no Café da Manhã! Nessa edição, o formato foi o de um mini-tutorial, com a equipe do IPv6.br e o tema Endereçamento e Planejamento de Redes IPv6. A apresentação abordou tópicos como:
  • quais tipos de endereços existem no IPv6, e onde usá-los
  • a importância de um bom planejamento do endereçamento nas redes
  • como numerar as redes IPv6 em um empresa
  • como numerar as redes IPv6 em um provedor Internet

IPv6 no Café da Manhã - IPv6 nas Universidades e Redes Acadêmicas


Apresentações:
No dia 28/05/2013 o IPv6 no Café da Manhã abordou a situação atual da implantação do IPv6 nas universidades brasileiras. O tema foi coberto desde a implantação do IPv6 nas redes até o ensino de IPv6 nas universidades.

Compartilhe

Busca