Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
Logo NIC.br Logo CGI.br
A RFC 3531 propõe um método de ordenar a distribuição das alocações, permitindo a mudança de prefixos aproveitando os bits não alocados deste prefixo e sem a perda de agregação.
No endereço abaixo é possível acessar um simulador do algoritmo apresentado pela RFC:

https://ipv6.br/paginas/subnet

Na figura 1, é mostrado o screenshot da tela inicial do simulador:

Figura 1: Tela inicial

A simulação pode ser realizada tanto para IPv4 quanto para IPv6, é importante considerar a grande diferença do número de bits disponíveis entre os dois protocolos. Digite os endereços IPv4 ou IPv6 desejados, escolha o número de subredes desejadas para a simulação.
Clique no botão "Criar Tabela" para obter a configuração inicial do simulador.

Figura 2: Preenchimento das telas

Agora, basta escolher qual o algoritmo desejado dentre os três possíveis (rightmost, centermost,leftmost) e visualizar como a alocação é realizada. As células em vermelho indicam que foi realizada a alocação daquele bloco; o número nelas indica em qual a iteração essa alocação foi realizada, equivalendo também a ordem de distribuição desses blocos. Ao lado da matriz, são mostrados os bits referentes àquela iteração, abaixo da matriz estão os prefixos IPv6 e IPv4 gerados pela utilização dos métodos. Abaixo é mostrado o resultado da simulação para cada um dos algoritmos:

Figura 3 - Rightmost

Figura 4 - Leftmost

Figua 5 - Centermost
Para realizar a simulação com outros valores, basta alterar os campos desejados e selecionar "Criar Tabela", asim, será realizada a nova simulação.

Compartilhe

Busca